Instalação do Windows XP em Notebooks Sony Vaio

Este fim de semana vi-me obrigado a realizar a instalação de uma versão do Windows. Com o CD do Windows XP SP3 em mãos iniciei o trabalho.

Por padrão, quem já realizou este processo conhece, o Windows começa a detecção dos drivers e logo após apresenta os discos rígidos existentes, ai foi minha surpresa, o Windows não detectou meu HD SATA.

Irei apresentar um passo-a-passo das operações necessárias para esta instalação. Utilização:
  • Notebook Sony Vaio VGN-NR330AE
  • Microsoft Windows XP Professional SP3
Pré-requisitos

Entre no site do fabricante para obter o driver SATA necessário para realizar a instalação do Windows XP, para o modelo abortado, baixe aqui.

Após efetuar o download do driver em questão é necessário baixar o utilitário nlite.
Nlite é um software utilitário gratuito que realiza a personalização dos CDs de instalação do Windows, com este software pode-se acrescentar uma série de aplicativos em seu disco de sistema.
Instalação e configuração do nlite

A instalação do nlite é super simples não será abortada em detalhes, pois baseia-se em apenas em clicar em Next.
Dica: Para instalar o nlite é preciso ter em seu sistema o pacote dotnet instalado em seu sistema.
Com o nlite instalado, agora é só partir para as configurações necessárias. Abaixo é apresentado a tela inicial do sistema, basta selecionar o idioma de sua preferência e clicar em Próximo.

Figura 1. Tela inicial

Uma vez selecionado o idioma abrirar-se-á uma nova janela, onde primeiramente, deve ser informado a localização de seus arquivos do Windows, e.g., D:\, e logo após, na mesma janela, o diretório onde os arquivos deverão ser copiados, e.g., C:\SetupXP, feito isto os arquivos começarão a ser copiados. Terminada a cópia dos arquivos, clique em Próximo.

Figura 2. Seleção e cópia dos arquivos

A próxima opção que se abrirá em nada acrescenta ao próposito desta postagem, logo, clique em Próximo, e dirija-se a próxima opção.


Figura 3. Seleção de arquivos de configuração
Justificar

Esta opção é a que mais nos interessa. Iremos marcar na parte Integrar, a guia Integração de drivers e na parte Criar marque Criar uma imagem iso auto executável, mais uma vez, clique Próximo.

Figura 4. Seleção de inclusão

Nesta opção, iremos até a opção Inserir / Pasta com vários drivers, e selecionaremos a pasta onde os drivers que necessitamos para instalação estão presentes(são os drivers baixados na parte de pré-requisitos). Feito isto, irá ser apresentado uma tela contendo o caminho do diretório selecionado, o marcaremos e clicamos em Ok(Figura 5).

Figura 5. Seleção do caminho dos drivers

Será mostrado uma nova tela com todos os drivers contidos no diretório selecionado, deve-se marcar Driver em modo texto e selecionar os drivers desejados, e clicar em Ok. Agora basta clicar em Próximo(Figura 6).

Figura 6. Seleção dos drivers

Nesta próxima tela iremos finalizar o processo de inserção. Confirmamos o início do processo, e clicamos em Próximo.

Figura 7. Inicialização do processo

Pronto. Agora irá ser aberta uma tela para gravação da sua iso, basta gravar e iniciar sua instalação.

Figura 8. Gravação

José Mauro da Silva Sandy


Leia Também

5 comentários:

  Lopes

14 de dezembro de 2008 às 16:34

Coitado do seu note...
Por que você tá instalando Windows aí, doidão?!

  José Mauro

14 de dezembro de 2008 às 17:06

Kra tenho que instalar o Visual Studio da Microsoft para o treinamento na Rerum.

Você sabe que quando instalamos o Windows, essa merda, sobrescreve o MBR do disco, até ai tdo bem, vc entra restaura o GRUB e blza. Gde engano?

O SP3 detecta os arquivos stage* do /boot/grub, como vírus e os apaga do MBR,ou seja, toda hora que vc entrava no Windows vc perdia o GRUB, fiquei puto d+++ com isso.

Fiz de tudo que achei na internet, mas sempre voltava a situação original - apagava o GRUB, acabei recuperando e entrei no Linux, desinstalei o GRUB e passei a usar o lilo como bootloader, ai resolveu o problema.

abraço.

  Lopes

14 de dezembro de 2008 às 17:39

Que putaria, heim?!
Microsoft sucks!!!

  Anônimo

13 de janeiro de 2011 às 11:09

Olá, Muito obrigado pelo o seu tutorial, foi de grande ajuda e valia para a conclusao do nosso trabalho.

  José Mauro

13 de janeiro de 2011 às 11:28

Opa, Que bom que foi útil.

Abraço.