Internet via Energia Elétrica

Introdução

Em 1991, em uma empresa de energia elétrica, Norweb, situada na cidade de Manchester, Inglaterra, teve início os estudos para a utilização da energia elétrica para prover comunicação de dados e voz, conhecida como PLC(Power Line Communications) ou BPL(Broadband over Power Lines)[1].

Baseia-se em uma transmissão sob um único fio de energia elétrica, só que, tanto a energia quanto a comunicação em frequências distintas[2].

Funcionamento

Como as frequências utilizadas pela PCL e a rede elétrica são diferentes, i.e., 1,7MHz a 30MHz e 50Hz a 60Hz, respectivamente, pode-se trabalhar com ambas simultaneamente sem que haja nenhum problema. Com isso, mesmo que não exista energia elétrica passando pelo fio naquele instante não há perda do sinal por parte da PCL. Um aspecto importante é que a internet sob PCL possui velocidade não assíncrona, tal característica, possibilita tanto download quanto upload com mesmo desempenho[2].

Tem-se um sinal que sai da central rumo ao um injetor, que tem como função envia-lo via rede elétrica. No caminho temos repetidores com o intuito de impedir que os transformadores filtrem a alta frequência necessária para execução do processo. Perto do local do destino, existe um extrator que possui a responsabilidade de deixar o sinal pronto para o uso, guiando até os modens PLC, para conversão do sinal para utilização em computadores. O caminho poste-casa pode ser de 3 maneiras: fibra óptica, wireless ou rede elétrica, esta última a principal[2].
Figura 1. Funcionamento

O componente mais importante deste ciclo, é o repetidor, que soluciona a principal desvantagem do uso da PLC, a perda de sinal.

Vantagens e Desvantagens

Abaixo, em forma de tópicos será destacado algumas vantagens e desvantagens presentes nesta tecnologia.

Vantagens[2]
  • facilidade de implantação, visto que, a rede elétrica cobre todos os territórios e no Brasil atinge cerca de 95% do território;
  • alta taxa de transmissão podendo chegar a 40Mbps nas frequências de 1,7MHz a 30MHz;
  • a segurança, ao contrário das redes Wi-Fi, que os usuários podem aproveitar de sinais abertos, que compartilham do mesmo "centralizador", relógio, não conseguem compartilhar a mesma conexão de rede, devido a criptografia pelo algoritmo DES de 56 bits;
Algoritmo DES é uma algoritmo de criptografia criado em 1977 e trabalha com uma chave de 56 bits, para maiores detalhes sobre a implementação deste algoritmo, clique aqui.
  • todos os eletro-eletrônicos podem fazer parte de uma grande rede doméstica(TV, geladeira, fogão, aparelho de som, etc);
  • uso de grid inteligente.
Com um grid inteligente seria possível realizar o mapeamento de toda a rede elétrica e caso houvesse algum problema com a rede, este problema seria automaticamente detectado e avisado a central. Além de, todo o consumo elétrica seria informado de forma instantânea para a central[2].
Desvantagens[2]
  • em distância longas os sinais tentem a se corromper;
  • a forma como o cabo é encapado faz com que a velocidade seja perdida;
  • os fios de cobres presentes, em tal frequência, podem interferir em alguns equipamentos eletro-eletrônicos;
  • pode haver perda de sinal por captura de ondas de rádios e outros;
  • aparelhos que plugados a rede elétrica, Te's, emendas, criam ponto de reflexão e isto causa eco no sinal, provocando corrupção de dados;
  • necessidade de instalação de repetidores em transformadores encontrados no percurso da rede elétrica, pois o sinal da alta frequência é dissipado.
Todas estas desvantagens poderiam ser superadas caso houvesse incentivo por parte do governo.

Conclusão

Sem duvida tal tecnologia poderá prover uma maior inclusão digital. Talvez inicialmente não em termos de valores mas sim em dimensões alcançadas. Pelo fato dos grids inteligentes pode-se pensar em um aumento do desemprego pois serão eliminados alguns, como: manutenção, coleta de dados, etc., mas em contra-partida surgirão outras profissões que irão compensar estas perdas. O principal é que veio para ficar e pode até demorar, mas quando o governo abrir os olhos para essa realidade precisaremos estar preparados para não ficarmos sucumbidos a essa tecnologia.

Referências

[1] WIKIPEDIA. PLC. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/PLC>. Acesso em 19. dez. 2008.

[2] GUIA DO HARDWARE. Entendendo a Internet sob rede elétrica. Disponível em: <http://www.guiadohardware.net/artigos/internet-rede-eletrica/>. Acesso em 14. dez. 2008.


José Mauro da Silva Sandy

Clube de Revista

13 comentários:

  Lopes

21 de dezembro de 2008 às 22:14

Salve, salve, simpatia!
Ótimo texto, cara! Acho que este texto mostrou uma grande evolução sua na escrita. Não sou um grande escritor e você pode pensar que sou nada pra te avaliar, mas se você comparar o seu primeiro texto com este, verá o que estou falando: você citou fontes, fez a linha Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão bem definida e ainda mandou a sua opinião na conclusão. Parabéns!
Neste nível de escrita, só tenho 3 comentários:
1. Alguns errinhos de gramática e concordância, que não atrapalham a leitura e são compreensíveis.
2. O título, eu trocaria para Internet via Energia Elétrica, pois a palavra sob dá uma idéia de abaixo e eu acho impróprio.
3. Eu colocaria a seção de Vantagens e Desvantagens após a seção Funcionamento, deixando na ordem, Vantagens e Desvantagens, que é o que costumo ler.
No mais, você tá de parabéns! Vou ler um pouco mais sobre isso, para começarmos com a parte técnica!
[]!

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 08:32

Fala brow!!!!

Kra obrigado pelos elogios e críticas, principalmente, as críticas, pois com elas que melhoramos.

Com certeza com o tempo a tendencia e melhorar na escrita, e em tudo tbem.

Críticas lidas e algumas resolvidas.

E que os jogos comecem.

Abraço

  Lopes

22 de dezembro de 2008 às 08:48

Salve!
Uma dúvida que eu tive durante a leitura do texto é com relação à padronização. Existe algum órgão como o IEEE (ou até mesmo o próprio) que padroniza este método de transmissão? Digo isso, pois cada companhia provedora de sinal, poderia adotar um padrão específico de transmissão, assim o seu MODEM funcionaria em uma cidade e em outra, não.
Qual a diferença entre PLC e BPL?
Abraço!
P.S.: Quando li o trecho sobre os Tês, imaginei logo um Tê com 8 saídas, pra substituir um Hub... rs :-D

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 09:35

Fala!!!

Pelo que eu pude observar, aqui no País, inclusive eu ia colocar mais perdi o link(é mole), a ANEEL em outrubro de 2008 regulamentou os princípios deste padrão, mas não sei te precisar a nível mundial.

Pelo que eu vi no país seria assim.

PCL e BPL é a mais coisa, pelo que verifiquei não tem diferença.

Kra vc tá doido. kkkkk

abraço.

  Lopes

22 de dezembro de 2008 às 09:48

Hehehe
Eu estive conversando com um colega de trabalho, que é rádio amador. Ele me falou sobre este sistema de transmissão, deixando claro que ele é contra, pois vai criar muita interferência nas casas, devido à frequência do sinal. Segundo ele, não será possível, por exemplo, captar o sinal de rádio AM e que na Europa este sistema não foi aceito.
O que você tem a dizer sobre isso? Há esta interferência? Se sim, ela ocorre neste mesmo nível? A Europa rejeitou mesmo este padrão? Ou é tudo papo de um rádio amador, com medo que esta tecnologia faça com que ele perca alguns quilômetros de abrangência de sinal?
[]!

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 10:13

Olha realmente existe interferência sim. O maior problema seria inicialmente no sinal, como a função do transformador e filtrar as frequencias altas de energia, os sinais seriam corrompidos, mais os repeditores fariam esse trabalho.

No ambiente interno(casa) os disposistivos PLC(modens) deveriam fazer esse trabalho mas com certeza ainda o faz com falhas, mas essa interferência ocorreria com aparelhos que se propagam nas ondas de radiofrequência(o caso dele) e de alguns aparelhos com potência alta(chuverio, secador de cabelos, etc).

Existem países que realmente fizeram um movimento contra a implantação desta tecnologia.

A propósito, o Carlos da Rerum, ele tem alguns clientes do ramo de energia elétrica(eletropaulo-SP e ONS - RJ), e pelo que ele disse a grande vantagem dessa tecnologia seriam os grids inteligentes, que exerceriam uma maior velocidade no serviço prestado: manutenção das redes, geração de contas, etc. Essa ao meu ver é a grande sacada.

Abraço.

  Lopes

22 de dezembro de 2008 às 10:56

É, imagino que mesmo que esta tecnologia não emplaque nas residências, deve ser usada nesses grids. Quanto ao problema da interferência, pode-se tentar encontrar uma solução, pois esta seria uma forma excelente de prover Internet a todas as camadas da população.

A única forma de criptografia é com o DES ou pode-se utilizar outro algoritmo?

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 11:29

Brow,

Discordo um pouco do seu raciocionio.

Eu acredito que com investimento esta tecnologia emplaque, ainda mais, em lugares distantes que a telefonia(ADSL) não atinja.

Sem contar os grids que poderiam prover muitas funcionalidades.

Quanto a criptografia, esse algoritmo está um pouco devasado, ou melhor inseguro, hoje utilizamos um chave de 128 bits, não vi nada a respeito mas acredito que já exista essa criptografia para essa tecnologia.

[]s

  Lopes

22 de dezembro de 2008 às 11:50

Houve um engano da sua parte.

Eu não disse que não vai emplacar. Disse que mesmo que não emplaque..., sacou?! ;-)

Quanto ao algoritmo, eu perguntei justamente por isso. Usar um algoritmo fraco é bem perigoso...

Há previsão para uso deste tipo de conexão aqui no Brasil?! Já existem testes sendo feitos?

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 12:10

hauahuahauahu, foi mal.

No início dos anos 2000 foram feitos testes pela eletropaulo e cemig, mas não pegou.

No final de 2006, http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=69748&p_secao=3&di=2006-12-21, o governo de Porto Alegre(Sul é primeiro mundo), realizou uma conexão utilizando esta tecnologia.

Com a regulamentação por parte da ANEEL, acredito que venham mais investimentos. E vc o que acha disso?

[]s

  Lopes

22 de dezembro de 2008 às 13:46

Tem uma máxima que diz que a necessidade é a mãe da criação (ou algo parecido).

A necessidade nós já temos e vem crescendo a cada dia. Cada vez mais precisamos estar a par do que acontece no mundo e na nossa própria área de atuação. A Internet é uma grande ferramenta nesse sentido e está ficando difícil viver sem ela. Nós mesmos já discutimos sobre estar o tempo todo ligado. Ontem te mandei o convite do Twitter, pra você dizer ao mundo o que você está fazendo...

Apesar de achar estranho tudo isso, como já lhe disse, entendo que o mundo está dessa forma e exige isso das pessoas. Imagina agora uma pessoa que não tem acesso à tudo isso?

Havendo incentivo do governo e visão das empresas responsáveis por isso, muita gente pode se beneficiar e gerar lucro para quem investir (ninguém investe de graça). Já o conhecimento que os beneficiados poderão adquirir... bom, isso não tem preço!

Sem mais para o momento, queria te agradecer por abraçar essa idéia de Clube de Revista e levar tão a sério. Tenho aprendido muito com tudo isso e os planos para o futuro são os melhores possíveis!

Desculpa o papo piegas. Clima de Natal faz isso com a gente!

Abraço e um Feliz Natal [antecipado] pra você, sua família e todos a quem você quer o bem!

  José Mauro

22 de dezembro de 2008 às 15:12

Kra com certeza temos que nos manter sempre atualizados, isso é fato. Mais a única coisa que eu tenho certeza, e nessa semana tive mais ainda, é que eu não sou nada, tenho que ralar muito, e eu que era prepotente o bastante para dizer que eu programava, eu não sei nada kra, absolutamente nada. Mas agora acredito ter a oportunidade de entender como realmente as coisas funcionam, e pode esperar que você vai tá nesse barco também.

Quanto ao Clube de Revista, não faço nada além do que eu gosto de fazer, como você sabe minha primeira postagem demorou e foi uma "porcaria", mas agora sinto falta quando não escrevo, acabei adquirindo o hábito de escrever e isso devo a você.

Um Feliz Natal pra você também e todos do seu círculo, digo círculo no bom sentido, rsrsrs.

  Unknown

17 de julho de 2009 às 01:45

É muito muito diferente Nice artigo estou também a banda larga usuário Achei que a internet velocidade teste no site
http://www.ip-details.com/