Compartilhamento de Arquivos utilizando NFS

Introdução

Atualmente com o crescente aumento do número de computadores é cada vez mais comum encontrá-los organizados em redes, sejam elas comerciais ou residenciais, pequenas ou grandes. Uma das ocorrências comumente presente nos ambientes de redes é o Compartilhamento de Arquivos. O fato é que para efetuar o compartilhamento é necessário segurança, logo pensa-se em sistemas Linux. Está postagem irá abordar somente o compartilhamento de arquivos entre Sistemas Linux e não questões específicas de segurança.

Uma das maneiras de realizar o compartilhamento de arquivos entre Sistemas Linux é utilizando NFS - Network File System. Leva-se em conta para essa postagem os seguintes requisitos.

Figura 1. Rede de Computadores

Servidor
  • Ubuntu Linux 8.10 Kernel 2.6.27-7

Cliente
  • Ubuntu Linux 8.04 Kernel 2.6.24-22

Configurações


Inicialmente verifique se você tem o pacote NFS instalado em seus computadores. Caso os mesmos não estejam presentes em seu sistema basta instalá-los por Sistema / Administração / Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Servidor

Deve-se configurar o arquivo /etc/exports, neste arquivo é onde fica as configurações do diretório a ser exportado para os clientes, o mesmo obedece a seguinte hierarquia:

[DIRETORIO_COMPARTILHADO] [IP_CLIENTE][(PERMISSOES_ACESSO)]
Edite o arquivo com algum editor de texto e inclua as informações do compartilhamento desejado. Por exemplo:

# sudo vi /etc/exports

Acrescente no final do arquivo as informações do diretório a ser exportado.
/home/jmsandy *(rw, sync, root_squash)
Informado os diretórios que se deseja exportar é necessário informar ao kernel as mudanças ocorridas em seu seu arquivo exports. Para isso, execute o comando:

# sudo exportfs


Por fim é necessário iniciar dois serviços no servidor para terminar a configuração.

# sudo /etc/inid.d/./portmap

# sudo /etc/init.d/./nfs-kernel-server


Cliente

Nos clientes basta editar o arquivo /etc/fstab para sempre importar o diretório do servidor de arquivos.

# sudo vi /etc/fstab


Adicione as linhas referentes ao seu compartilhamento no arquivo citado para criar um ponto de montagem sempre que o cliente for iniciado. Seguindo o modelo:
[IP_SERVIDOR]:[COMPARTILHAMENTO] [PONTO_DESTINO] OPÇÃO DUMP PASS 192.168.1.100:/home/jmsandy /home/jmsandy/Público nfs defaults 0 0
Pronto! Seus arquivos já estão compartilhados entre os Sistemas Linux.

Referências

ZAGO. NFS - compartilhar diretórios Linux. Disponível em <http://www.zago.eti.br/nfs.html#toc11>. Acesso em 18. jan. 2009.

José Mauro da Silva Sandy


Leia Também

2 comentários:

  Lopes

18 de janeiro de 2009 às 23:58

Engraçado você tocar neste assunto. Formatei o Mac esses dias e usei o compartilhamento via NFS com o Linux para fazer o backup. Tô preparando uma postagem sobre o assunto, porque é um cadim diferente do método canônico... rs

  José Mauro

19 de janeiro de 2009 às 00:09

KKKK.

Massa kra.

Eu to pensando em uma sobre segurança, utilizando iptables.

Maneiro é bom que completa esta daqui.

vlw